quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

A ansiedade por causa do Enem está chegando a níveis nunca experimentados. É uma sensação estranha. Não é aquele pessimismo "não vou passar bla bla bla". É pior que isso. Eu não sinto nada. Eu não sei o que me espera. Pode ser que dê, pode ser que não. Who knows?.
Estou "vendo" um filme sobre o massacre de Rwanda, só pra chegar mais uma vez a velha conclusão: o mundo é uma merda. Mas quando a merda é na Europa, chamam de "holocausto","genocídio" e quando a merda é na África, é só mais um fato histórico que nem é do mais importantes. Saber o que era o ostracismo na Grécia Antiga é muito mais relevante. Uma das provas disso é o tão amado vestibular. É engraçado até. Caem milhões de perguntas sobre "história mundial", no entanto esse "mundial" se resume ao que acontece na Europa e nos EUA. A prova de geografia pede detalhes do relevo e da industrialização estadunidense, mas não faz uma pergunta sobre o Uruguai, nosso vizinho. E hoje o vestibular serve de base pro ensino nas escolas. Escola boa é aquela que coloca o maior número possível de alunos na USP, Unicamp... e pra isso elas baseiam os seus currículos escolares no cai no vestibular. Se antes ninguém estudava história da África, é agora que não vamos estudar mesmo. Os Sandinistas da Nicarágua, dificilmente serão citados. Porque o que importa é passar no vestibular, o objetivo de se aprender uma matéria é passar na dita prova e não compreender os acontecimentos e fenômenos a nossa volta. E o pior é que o objetivo de se passar no vestibular, não é nem fazer o curso que se realmente ama e sim aquele que tem mais possibilidades de me dar altos salários fazendo o trabalho menos torturante possível. Quantos tem coragem de fazer uma faculdade de filosofia? ciências sociais? artes cênicas? são esses cursos que exigem coragem. Geralmente as pessoas ficam impressionadas e dão até boa sorte pra quem diz que vai prestar engenharia, mas não é preciso coragem pra ser engenheiro. É fácil. Qualquer família apoia, ganha-se o respeito dos amigos e um futuro profissional de sucesso é quase garantido nos tempos de prosperidade em que vivemos. Agora, filosofia? o que é que se faz um diploma de filósofo? ninguém apoia, ninguém da valor, ninguém respeita. Filosofia é só um exemplo dentre vários cursos cuja procura é mínima, não porque falta quem goste e sim porque falta quem tenha bolas pra encarar. Quem seja pobre e mesmo assim aceite encarar 4 anos de curso pra continuar pobre. Estudo no Brasil é visto unicamente como uma forma de ascensão social, então o pobre que sua pra entrar na faculdade tem que fazer um curso com retorno financeiro o mais certo possível.
Hoje, nós somos ditadores de nós mesmos. Não é o governo que rouba descaradamente o nosso direito de ir e vir, somos nós mesmos, nessa busca incessante por mais um punhado de dinheiro. Dinheiro pra que no final das contas? qual o objetivo de ser tão rico? comprar casas, carros, joias, viagens, pra que? não, não, não vou começar com aquele papo piegas de "dinheiro não traz felicidade", só estou a procura de objetivos. Também não vejo finalidade na pobreza, mas qual a finalidade da riqueza? Porque nós corremos tanto atrás disso? é realmente tão importante assim? realmente vale tudo para alcança-la? eu não sei e não garanto que um dia saberei, mas não custa nada perguntar.