terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Vincent

Título Original: Vincent
País de Origem: EUA
Ano de lançamento: 1982
Direção: Tim Burton

Sinopse: Vincent Malloy é um moleque de 7 anos de idade que sonha(ou realmente pensa que é) em ser Vincent Price, um cientista maluco e atormentado pela morte da esposa.

Esse post vem acompanhado de 2 partes: o Minha opinião - sobre o filme e o Minha opinião - desabafo, porque não deu pra juntar os dois numa coisa só.

Minha opinião - Sobre o filme: Nunca fui uma daquelas adoradoras do Tim Burton, mas nesse curta de míseros 6 minutos o cara fez milagre! Tem diretor que em duas horas não consegue desenvolver uma história tão boa quanto essa. A ideia da história ser contada em forma de poesia é fantástica, deixa tudo mais bonito e me fez perceber como a língua inglesa pode ser bonita, junte isso a varias referências nerds e a gravação em preto e branco e você tem um filme transbordando charme e elegância, que conta a história super bem e ainda é bonito de se ver como arte pura mesmo, cinema parnasiano sabe? =p

Minha opinião - Desabafo: Aquela sinopse acima está muito mal feita porque não reflete tudo o que o curta oferece,o que me faz pensar nas resenhas "profissionais", de gabaritados críticos de cinema,onde a resenha vende uma coisa e na hora do filme vem outra totalmente diferente. No entanto, aqui não é lugar de discutir esse assunto,é lugar de eu dizer a minha opinião,então vamos lá. O Vincent sou eu. Ou melhor,era eu. Ele é um garoto que vive como se fosse atormentado por problemas terríveis, se afunda em uma depressão, filosofa sobre as injustiças na vida,mas nada disso é real. A mulher dele não morreu,até porque ele nunca teve uma mulher,ele tem 7 anos! Além disso, ele não mora em uma mansão abandonada,não faz experiências com seu cachorro-zumbi e não está mortalmente doente por causa dos problemas de sua alma solitária e mal-compreendida. Eu costumava ser assim há uns tempos atrás. Fingia pra mim mesma que a minha vida era um daqueles dramas dignos de grandes gênios da arte e que eu jamais seria feliz devido as pertubações da minha caotica alma. Mentira. Eu não era e nem nunca fui tímida ao extremo, meus pais são ótimos, tinha um garoto que me trollava no colégio mas nada que pudesse ser chamado de um bullying daqueles traumáticos. E assim como o Vincent,que inspira a sua vida imaginária em contos do Edgar Allan Poe,eu também procurava na arte os meus problemas. Adorava histórias tristes e bizarras(continuo gostando,só que agora por motivos diferentes) para poder simular uma identificação. Agora,o que leva alguém a querer ter uma vida trágica eu não sei, ainda não descobri. Atrair pena e atenção dos outros não é, já que eu nunca dividi esse meu lado Vincent Malloy com ninguém. Eu sempre fui meio dramática, estilo novela mexicana, exagerada, adoro fazer tempestade em copo d'agua e hoje eu vejo que eu fazia tempestades em copos d'agua que não eram meus.

Notas de rodapé:

1) Vincent Price realmente existiu e influenciou muito a carreira de Tim Burton, mas na vida real ele era um ator de filmes de terror.