terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Ricardo III



Título: Ricardo III
Autor: William Shakespeare
Ano de lançamento: Entre 1592 e 1593 (o Brasil era um bebê na época...)

Sinopse: Ricardo, Duque de Gloucester, usa de todos os artifícios possíveis e imagináveis pra chegar ao trono da Inglaterra durante a Guerra das Rosas.

Minha opinião: Sem dúvida o Ricardo é um dos seres mais ambiciosos da "ficção"(coloquei entre aspas porque ele é baseado em um personagem real, mas segundo os historiadores a história real não é exatamente igual ao da livro), mas, sei la. Os personagens são muito ingenuos, a Lady Anna então, meu Deus. Sério que uma mulher vai se deixar levar por uma cantadinha barata daquelas? O cara matou o marido e o sogro dela, daí ele chega na hora do enterro do velho, diz que matou por amor, fala meia dúzia de palavras bonitas e ela aceitar se CASAR com ele. Como assim? Eu sei que naquela época as coisas eram diferentes de hoje em dia, mas ninguém passa do ódio mortal que ela tinha quando o encontrou para o amor em 15 minutos. Outra é a rainha Elizabeth, que resolve convencer a filha a se casar com o Ricardo baseada em uma promessa dele. Sério que depois do cara matar a família dela inteira e trair toda a nobreza da Inglaterra, ela realmente ainda acreditava em alguma palavra do Ricardo?

É um livro legal e tals, mas eu achei que faltou carisma aos personagens. Você não torce pra ninguém, não ama e nem odeia ninguém (nem o Ricardo!), tanto faz quando um personagem morre (e olha que morrem muitos). Aliás, o único ali que chama a atenção é o Richmond, entretanto ele só aparece nos últimos atos. Não é um livro ruim mas também não é nada marcante como "O Mercador de Veneza", também do Shakespeare, que é um dos melhores livros que eu já li na vida!

"Ricardo III" é um ótimo exemplar de livro nada, tem umas frases bonitas, o primeiro parágrafo é espetacular, mas no geral ele passa em branco.

Como ele é bem pequeno (da pra ler em uma tarde), eu recomendo mais como uma boa maneira de passar o tempo em uma tarde chuvosa e sem nada pra fazer.

Notas de Rodapé:

1) Na edição que eu li (essa aí da foto), logo na introdução explica o que foi a Guerra das Rosas. Se você não manja muito de história, essa edição pode ser uma mão na roda.

2) Na edição que eu li (essa aí da foto)², no final do livro, tem uns questionamentos bem interessantes levantados pelo "adaptador". E mesmo assim o livro não fica na memória.