quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Trainspotting
























Título Original: Trainspotting
País de Origem: UK
Ano de lançamento: 1996
Direção: Danny Boyle
Elenco:
Ewan McGregor
Ewen Bremner
Jonny Lee Miller
Kevin Mckidd
Robert Carlyle


Sinopse: A história gira em torno de um grupo de supostos amigos viciados em heroína na Escócia, cujos destinos vão sendo traçados pelo uso de drogas.

Minha opinião: Hoje eu vi Trainspotting. Fazia tempo que queria ve-lo e hoje finalmente aconteceu. Achei bem divertido e discordo totalmente de que ele faz apologia ao uso de drogas, como alguns acusam. Nenhum ser humano normal vai querer levar uma vida daquela só porque o Renton conseguiu um pouco de dinheiro.
Mas o que realmente marca, é que ele é um filme que te faz pensar. A não-vida do Renton(protagonista) é um lixo, tanto que ele tenta sair dela, mas e a nossa é grandes coisas? Em certo momento algum personagem (não me lembro se é o Renton ou o Sick Boy), diz que todo mundo tem um vício, mas uns são mais socialmente aceitos do que outros,e isso vai bem de encontro com a minha teoria de que a sociedade só se sustenta se certas substancias capazes de tirar o homem de seu estado normal de consciência forem lícitas. Sem algo pra deixar a maior parte da população sedada por um tempo, a vida em sociedade fica insustentável pelo simples fato de que essas pessoas não aguentariam viver essa vida tão vazia de significado que temos hoje. Se não fosse o alcool e o cigarro, muito mais gente estaria se jogando nos trilhos do metrô. Ah,pode não parecer mas o filme é muito divertido. Apesar do tema pesado e do caráter duvidoso dos personagens, você acaba simpatizando e rindo das besteiras deles, sem contar os ótimos dialogos (a parte sobre os homossexuais é uma das minhas preferidas), tanto que me lembrou um pouco o Clube da Luta(preciso o ver novamente!). A trilha sonora é outro ponto forte, indo de Lou Reed a música eletrônica. Enfim, recomendo fortemente.

Notas de rodapé:

1) As semelhanças com Clube da Luta não param nos diálogos fodásticos. Assim como a história de Tyler Durden, este filme também foi baseado em um livro de mesmo nome, só que o autor é Irvine Welsh.

2) A parte minha opinião ficou com um começo diferente, meio óbvio, porque isso começou como um post independente, eu não pretendia fazer uma mini resenha do filme.