terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Lolita

Eu tinha esquecido de falar sobre Lolita!




Título Original: Lolita
País de Origem: UK/EUA
Ano de lançamento: 1962
Direção: Stanley Kubrick
Elenco:
James Mason
Shelley Winters
Sue Lyon

Sinopse: Precisa? Enfim, é a história de um cara de 40 anos que se "apaixona" por uma menina de 13.

Minha opinião: Sabe qual o problema desse filme? o diretor. "Como assim,Gabriela, é Kubrick!", exatamente, é Kubrick! Veja bem, o filme é baseado em um livro clássico e polêmico, que tem passagens bem chocantes pra quem não é pedofilo, o que é o meu caso. Ou seja, não é qualquer diretorzinho bunda mole que é capaz de fazer uma boa adaptação do livro, e o Kubrick é tudo, menos bunda mole(ele fez Laranja Mecânica pow!). Então eu fui assistir pensando que ele não teria pudor nenhum e não é o que acontece. Se qualquer outro diretor o tivesse gravado eu estaria dizendo as mil maravilhas do filme, porque ele realmente é bom e é bem fiel a história (tudo bem que eu ainda não terminei de ler o livro, e nem vou*), eu o recomendo a qualquer um. No entanto, não é qualquer diretor, é o diretor de O Chamado, Laranja Mecanica, Nascido Para Matar.... e eu esperava que ele fosse mais incisivo. No livro o protagonista deixa clara a sua condição de pedofilo. Os comentários dele são nojentos e te deixam com vontade de arrancar o seu fígado e comer com limão e é aí que mora a beleza da coisa: nós temos que ter ódio do cara, o crime dele é um dos piores que existem, ele tem que ser fofo e simpático com a sociedade, pra enganar a todos, mas nós,os leitores, que sabemos de todos os pensamentos, não podemos ser coniventes com ele. A intenção do Nabokov, autor do livro, era essa. Porém, no filme, isso é suavizado. As partes mais chocantes ficam de fora. Aí fica aquela coisa nas entrelinhas, onde você sabe o que está acontecendo mas não fica claro nunca. Mesmo quando eles fogem juntos, na cena das unhas e nas crises de ciúme, não é explicitado nunca que eles são um casal. Você sabe que eles são, mas isso não é dito. Como eu disse, se fosse um diretor qualquer eu não daria a mínima,botaria a culpa na época(o filme é de 1962) ,mas é Kubrick. Eu esperava mais.

Notas de rodapé:

1) * Não terminei e nem vou terminar porque eu enchi o saco do cara. O início do livro é fantástico, te deixa de boca aberta, mas depois que começa a história pra valer da uma esfriada. E aí eu me revoltei contra os personagens e desisti de ler temporariamente, e dia 12 tem que devolver pra biblioteca.

2) Existem 2 "Lolitas", o de 1962 que é o resenhado e um de 1997, dirigido por Adrian Lyne que eu ainda não vi. Segundo a wikipedia, este de 1997 "Difere substancialmente da adaptação anterior feita porStanley Kubrick em 1962.".


3) A mãe da Lolita, a tal da Haze, é um dos personagens mais chatos do cinema, a mulher é insuportável. Não sei porque ele deu tanta ênfase nela, se no livro ela aparece tão pouco. Pelo menos até onde eu li.