quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

A Origem

Título Original: Inception
País de Origem: EUA
Ano de lançamento: 2010
Direção: Christopher Nolan
Elenco

Leonardo DiCaprio
Marion Cotillard
Ellen Page
Cillian Murphy
Ken Watanabe
Joseph Gordon-Levitt




Sinopse: Cobb (Leonardo DiCaprio) é um fugitivo especialista em entrar nos sonhos das pessoas para roubar informações. Um belo dia ele é procurado por Saito (Ken Watanabe) que lhe propõe uma ousada missão: entrar na mente de um herdeiro milionário e plantar nele a idéia de vender o seu império.


Minha opinião: Eu sou fã do tio Nolan desde "Batman: Begins", aí ele vem e faz "Batman: The Dark Knight" e pira a cabeça de todo mundo, inclusive a minha, me levando a pensar que dificilmente ele faria algo tão bom novamente, aí ele surge com esse "A Origem". Cara, que filme foda. Me desculpem o palavreado mas a palavra é essa: foda. O roteiro é espetacular e se você não prestar a atenção se perde facilmente na história, e muitas vezes fica difícil entender o que está acontecendo, mas até o fim do filme da pra juntar todas as pontas. Ou não.
As cenas de ação são de cair o queixo, todos os atores estão ótimos, nada digno de Oscar, mas ainda assim perfeitos pro filme.
Apesar de ser um filme de ação(?), ele tem um suspense do caramba. No climax, é impossível não ficar querendo saber o que está acontecendo nas milhares de realidades paralelas,e quando você acha que o melhor já passou, vem o final do filme e você fica com cara de O.O de novo.
"A Origem" é espetacular e o meu preferido no Oscar. Eu só não entendi porque diabos o Nolan não foi indicado pra melhor diretor, é por essas e por outras que a premiação perde cada vez mais a credibilidade (se é que algum dia teve).