domingo, 20 de fevereiro de 2011

Imprensa golpista!



Ultimamente a mídia tem me irritado profundamente. A ponto de eu usar expressões esquerdistas - que eu odeio - como mídia golpista/manipuladora/elitista, mas é isso mesmo. No site da Folha, R7, G1, UOL, Yahoo e etc., só se fala de BBB, celebridades e futebol. O único que escapa é o Estadão, que ainda assim me irrita com o excesso de notícias sobre futebol, mas pelo menos não fica falando do novo casal do Big Brother Brasil.
Mas não é só a imprensa escrita (ou via internet), a TV também está com tudo e não ta prosa. Esses dias na Globo passou uma matéria sobre a alimentação das crianças. Segundo a pesquisa, nos últimos 20 ou 30 anos aumentou 89% o número de crianças obesas, que péssimo. Falaram de todos os males da obesidade e tudo o que todas as matérias sobre esse assunto - que nos últimos tempos pulula na TV - falam. O que me deixa com raiva, no entanto, é que eu nunca vejo nenhuma matéria dessas citar o fato de que o número de crianças desnutridas diminui drasticamente. Eu me lembro de quando eu era criança, no Globo Repórter sempre passavam matérias sobre a fome e a desnutrição no Brasil, sobre todos os males que a falta de comida na infância traz e de como era importante superar isso. Agora que nós conseguimos, se não superar totalmente, melhorar muito nesse aspecto, ninguém fala mais no assunto. Poxa, custa olhar pras coisas boas de vez em quando? porque só falar do que há de ruim no país? tem que falar de obesidade, tem, é um problema sério e a informação é uma arma fundamental, mas naquela matéria em especial cabia perfeitamente lembrar que se hoje sobra comida, antigamente faltava. E fome mata muito mais rápido do que gordura trans.
E outra coisa, nos últimos dias vários protestos tem acontecido em São Paulo devido ao aumento da passagem do ônibus e do metrô e da pra contar nos dedos quantos jornais noticiaram e ainda assim, só porque um menino foi baleado. E o destaque foi mínimo. E não foi meia dúzia de pessoas não, no dia em que esse menino foi baleado haviam 500 pessoas no local, incluindo dois vereadores (demagogos provavelmente). E ninguém fala nada, ninguém fica sabendo. E depois eu tenho que ouvir nego dizendo que brasileiro é conformista, aguenta tudo calado, porque no Egito bla bla bla. Ah por favor! Não me venha comparar Egito com Brasil. Lá existia uma ditadura que durou trinta anos, e ainda assim os estudantes só foram as ruas quando economia estava mal. Ninguém tinha emprego, ninguém tinha dinheiro. Foi isso que despertou a ira das pessoas e não a falta de liberdade ou a corrupção. E a nossa querida imprensa fala todo santo dia dos protestos da Primavera Árabe (tenho que admitir que amei o nome), no entanto se limita a uma nota quando o mesmo acontece no Brasil. E como o povo parece ver os jornais como Messias, fica falando merda de si mesmo. Se convence de que nós somos assim e passam a agir assim, porque pensa que todo mundo é cordeirinho do Governo. Procurem outras fontes de informação, leiam outros jornais que não sejam dos grandes conglomerados. Se informem de verdade, quem sabe param de falar merda.
Tem horas que eu não sei o que me revolta mais, o Governo, a Mídia ou o Povo.