terça-feira, 17 de maio de 2011

A revoada dos urubus

Alguém me explica uma coisa? Porque diabos agora se fala tanto no Charlie Sheen?

charlie_sheen

Na época em que o Two and A Half Men estava pra acabar, tudo bem, é uma série de muito sucesso e tralálá, mas ele já saiu faz um bom tempo e quase todo dia tem uma matéria – totalmente inútil – sobre o cara em algum jornal.

Hoje entro no Estadão e logo na página inicial, com um grande destaque, vem a manchete:

Charlie Sheen pegou US$ 10 milhões emprestado da Warner, diz site

“E daí?” pergunto-me.

Tudo o que ele tem feito nos últimos meses é beber, usar drogas, falar merda, “casar” com atrizes pornôs e causar confusão. E a mídia, e seus espectadores, assistem a tudo como se fosse um grande espetáculo da Broadway, uma comédia cheia de ação, sexo e aventura ao vivo! Uau! Só que ninguém parece se dar conta de que, não, não é um espetáculo, é um ser humano de verdade cuja auto-destruição está sendo patrocinada por um bando de urubus em cima da carniça que não veem a hora do próximo passo, que pelo bem da audiência tem de ser repleto de bizarrices e emoção, para todo mundo poder fazer piada até ninguém mais aguentar. Aí ele é simplesmente esquecido e vira mais uma história dos bastidores das séries norte americanas.

Isso tudo me lembra os grandes Rock Stars de antigamente. Porque venhamos e convenhamos, por mais louca que a Amy Winehouse seja, ela é uma só, há algumas décadas nós tínhamos Ozzy, John Bonham, Jim Morrison, Keith Moon, Janis Joplin e mais um monte de gente para encher os tabloides de notícias de overdoses e destruições de hotéis. E todo mundo adorava. Quem nunca sonhou em atirar uma televisão da janela do hotel? eu já! “Sexo, drogas e rock n’roll” é o lema daqueles que sabem viver.

Sabem mesmo? Se pararmos para pensar, quase ninguém leva uma vida daquelas, não por falta de coragem ou talento, e sim porque ninguém quer. Nós glamourizamos a decadência, a auto-destruição, ver uma pessoa se entupir de drogas, se enfiar em brigas, pegar o maior número de DSTs possível e se acabar em dívidas, é uma coisa legal. É divertido. E é por isso que fazem tanta questão de acompanhar todos os passos de Sheen, ele é a nova Britney. Mas ela conseguiu sair do buraco e dar a volta por cima. E ele? será que consegue? ou será mais uma vítima da nossa sede por finais inesquecíveis (afinal, dar a volta por cima é muito chato)?