quinta-feira, 5 de maio de 2011

Compras: on ou off?

Estava eu, alegre e feliz, lendo o Orgulho Verde, quando de repente me deparei com a seguinte frase “Pecados Verdes”. E aí pensei: será que comprar pela internet é sustentável?

kixx

Antes que pensem que a associação não faz o menor sentido, poucos minutos antes eu havia fechado a compra de um livro de oratória. Sem contar as canecas do Calvin e Haroldo que eu comprei no último domingo. Tudo via internet. Por isso, logo o assunto veio a minha cabeça.

E então fiquei pensando: eu poderia muito bem ir até a loja física perto do metrô aonde vou todos os dias, comprar o livro e depois seguir a minha vida. Impacto ambiental zero.
Agora, se eu comprar pela internet, o livro vai ter que sair lá de Barueri (outra cidade), onde fica o estoque, dentro de um caminhão provavelmente movido a diesel, que lança trocentas toneladas de CO2 por Km rodado. Da mesma maneira, as minhas canecas, que eu não faço ideia da onde estão vindo, vão gastar bastante a gasolina dos Correios.

Tudo isso porque eu moro em São Paulo, agora imagina o caboclo que mora lá em Uruguaiana, no RS. O livro vai ter que ir de Barueri até Porto Alegre e de lá ser redistribuído para o interior e algum dia chegar no endereço de entrega. Perceberam a burocracia?

Claro que um livro que está na loja também teve que sair de algum lugar até chegar nas prateleiras, mas creio que não dê tanto prejuízo ambiental. Pois o livro sai do estoque, vai para a loja e da loja cada pessoa leva para a sua residência. Já em compras online, o livro sai do estoque para a transportadora, vai para o centro de distribuição da transportadora que o envia para o centro de distribuição regional, e de lá ele vai pra casa do cliente.

Eu estou dando o exemplo do livro porque é o mais próximo de mim, mas praticamente todas as vendas online são assim. Pensando no meio-ambiente, aparentemente esta não é a melhor opção. E socialmente também, se a gente for parar para pensar na quantidade de caminhões que rodam pelas cidades contribuindo para o aumento do trânsito, que não só polui, como tira qualquer um do sério. Com o aumento das vendas via internet, a tendência é que esse trânsito de caminhões aumente cada vez mais.

Seria o comércio online o novo inimigo oculto do mundo verdinho e perfeito que nós sonhamos? A resposta eu não sei, só sei que antes de pagar o boleto irei até a loja da Barra Funda ver se o livro está disponível e se o preço é o mesmo. Admito que, se for mais caro, irei comprar pela internet mesmo.
Gabriela primata, capitalismo selvagem.