sexta-feira, 22 de abril de 2011

Dia 19 foi meu dia: dia do índio!

Nenhum feriado, nenhuma comemoração, nenhuma lembrança. E a cada dia que passa fica mais claro que a única vantagem de ser índio nesse país é ter o cabelo bom.

indio1

Mas falando um pouquinho mais sério, tem uma coisa que o meu professor de direito sempre diz e que sempre me da ânsia: “índio é brasileiro? não segue as nossas leis, fazem o que bem entendem na floresta, matam, estupram, sequestram, não obedecem ninguém. Pode ser considerado brasileiro quem não segue a lei do Brasil?”

A minha vontade é de responder: se índio não é brasileiro, quem é? os descendentes dos portugueses que chegaram aqui e saíram matando todo mundo e impondo a ordem deles? os descendentes de japoneses que se isolaram na Liberdade e só falam japonês o tempo todo, como se vivessem no próprio Japão? os descendentes de italianos que se orgulham de ter sobrenome que parece marca de macarrão e fazem questão de batizar os filhos de Enzo? os descendentes de alemães que se escondem em colônias no sul do Brasil, torcem pra Alemanha na copa e se sentem tão superiores a ponto de quererem se separar do resto do país? E todos eles também matam, roubam, estupram, sequestram e ignoram qualquer lei existente. Esses são os “verdadeiros” brasileiros? só porque usam calças e moram na cidade? Ah, me poupa e senta lá, viu.

 

ps: só pra constar, eu não moro em uma aldeia no meio da mata Atlântica, sempre morei na cidade e costumo usar roupas pra sair na rua. Além disso, descendo de portugueses, negros e índios. Por algum mistério da genética, nasci com mais cara de Iracema do que de Maria ou nega Jurema.