quarta-feira, 1 de junho de 2011

Vida em sociedade

O último post me fez pensar em como a atitude de quem a gente não conhece muitas vezes é tão importante.

Hoje eu trabalho o dia inteiro com pessoas sob os mais variados “estados de espíritos”. Trabalho com o tão (mal) falado Serviço de Atendimento ao Consumidor, vulgo SAC. Atendo gente puta da vida (e muitas vezes com razão) e gente nem tão puta assim. E chega a ser engraçado como certas atitudes mudam todo o tom da conversa.

Quantas pessoas com muitos motivos para surtar no telefone não ficaram calmas simplesmente porque eu as tratei bem? acho que elas sentem que ao menos alguém se importa com elas, e a sensação de estar tendo atenção supera a revolta pela não solução do problema. Parece absurdo o que digo, mas vejo isso todo santo dia.

E quantas pessoas sem motivo algum pra reclamar desligaram o telefone espumando de raiva porque eu as tratei mal? o sentimento de descaso foi maior do qualquer solução apresentada.

E quantas vezes eu passei o dia inteiro com um sorriso no rosto porque alguém fez uma gentileza, um elogio ou ligou no dia seguinte pra agradecer algo que fiz por elas? E não tenho a menor dúvida de que os elogios marcam muito mais que os xingamentos. Um xingamento te deixa nervosa na hora, um elogio muda um dia inteiro.

Por mais que tentemos ser criaturas racionais, que agem de maneira lógica e não se deixam afetar por coisas sem importância lógica, não conseguimos. Ainda somos animais, não máquinas. E a relação com outros seres de nossa espécie ainda é a coisa mais importante, que mais nos preocupa e nos afeta.

Mesmo quando o assunto principal não são pessoas, e sim produtos ou simplesmente dinheiro, a relação e a reação de outra pessoa é o que mais faz diferença.

Todo mundo gosta quando alguém que mal conhece demonstra se importar. E não custa nada ajudar a velinha a atravessar a rua, abrir a porta do elevador para o vizinho ou elogiar um trabalho bem feito, porque de reclamar ninguém esquece.

gentileza_poema_escrito_no_bolso