quinta-feira, 9 de junho de 2011

Por que você pirateia?

“Por que você pirateia?” é o título de uma matéria do Estadão sobre um site francês que reúne os motivos pelos quais nós, internautas, baixamos coisas ilegalmente na internet.

Eu já pensei nisso algumas vezes e costumava me dar aquela velha desculpa de que é tudo culpa dos altos preços e que se CDs fossem mais baratos eu compraria e bla bla bla. Tudo mentira. Baixo porque é de graça. E enquanto os originais não forem gratuitos, eu continuo baixando. Aliás, nem quando forem gratuitos. Meu netbook não tem entrada para CD/DVD e eu já deixei de comprar algumas coisas por isso.

E o motivo pelo qual eu faço isso é o mesmo de todo mundo, no mundo todo. Por mais que todos saibam que é errado, ninguém quer pagar por algo quando se tem a mesma coisa, com alta qualidade (porque só baixa filme podre, filmado no cinema, quem não sabe caçar o troço em HDTV no Google), gratuitamente na internet. Claro que tem os casos dos fãs, que fazem questão de ter os CDs de seus ídolos em casa, pra poder ficar babando no encarte e aquela coisa toda, eu também sou assim com as bandas que eu gosto muito, muito, muito mesmo. Entretanto, aquelas bandas, ou filmes, ou séries, que gostamos mas não mudam nossas vidas, podem estar o preço que for nas lojas, 94,7% das pessoas preferirá baixar na internet simplesmente porque nenhum preço ganha da opção “de graça”.

No próprio site do Estadão tem um monte de gente colocando a culpa no Brasil e seus impostos from hell. Concordo que os impostos daqui são absurdos, porém, se o problema fosse esse, a pirataria seria um problema exclusivo do Brasil, coisa que a falência generalizada da indústria fonográfica prova que não é.

Então não adianta ficar de hipocrisia e inventar desculpas para justificar o total desprezo pelos direitos autorais alheios. Baixar é de graça e de graça, até injeção na testa.

ps: vale colocar a opção mais votada no tal site francês para justificar os downloads ilegais: “Porque eu faço um backup às minhas custas do patrimônio cultural da humanidade”. Adoro o cinismo desse povo.