quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Kamchatka




Título Original: Kamchatka
País de Origem: Argentina
Ano de lançamento: 2002
Direção: Marcelo Piñeyro
Elenco:
Ricardo Darín
Cecilia Roth
Héctor Alterio
Matías del Pozo
Milton de la Canal

Sinopse: Uma família, durante a ditadura militar argentina autodenominada Processo de Reorganização Nacional(1976-1983), decide se esconder em uma casa distante da cidade depois que o sócio de David Vicente(Ricardo Darín) é preso pelos militares. A história é contada do ponto de vista de Harry(Matías del Pozo),um menino de 10 anos, que percebe tudo o que está acontecendo por meio da ficção,como a série de TV “Los Invasores”,um livro sobre Houdini e o jogo de estratégia TEG.

Minha opinião: Lindo. Esta é a palavra que define esse filme. Longe de ser uma aula de história ou política,ele não tenta explicar o que foi a ditadura militar,como ela aconteceu e nem porque. Ele simplesmente retrata a tentativa de uma família de sobreviver ilesa a perseguição por parte de militares e a percepção do filho mais velho,”Harry”, a respeito dos acontecimentos. Os pensamentos do menino são explicitados através de metáforas, como o livro sobre Houdini, a série de TV e o que o mais gostei: o jogo TEG,que é um jogo muito,mas muito parecido com o War,de longe o meu jogo de tabuleiro preferido. Quem já jogou War tem uma identificação muito maior com a história, mesmo nunca tendo vivido em uma ditadura(meu caso), a mensagem do filme fica muito mais clara. E a mensagem é uma só: Resista! Lute! Nunca deixe que roubem a sua liberdade mesmo que pra isso sejam necessários muitos sacrifícios. O final do filme não é feliz,é real,mostra o que passam todos os que não aceitam guela abaixo os mandos e os desmandos de governos ilegítimos, mas isso não deve ser encarado como um motivo de resignação, para aceitar calado qualquer imposição e sim uma lembrança de que a liberdade é o bem mais precioso que existe e não há no mundo nada que justifique o seu fim.

Notas de rodapé:

1)Tem uma cena do filme onde o David Vicente coloca um vinil do Erasmo Carlos pra tocar e todo mundo começa a dançar “O Calhambeque” e eu fiquei toda boba. Toda vez que eu vejo um filme estrangeiro e toca uma música brasileira e fico assim,toda orgulhozinha da nossa cultura. Que besteira.

2)Depois dessa cena, toca uma música chamada Son Tus Perjumenes Mujer que eu achei genial e não sai mais da minha cabeça: http://www.youtube.com/watch?v=w7Tw0w9_cAI&feature=related