quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Um dia de cão


Eu nem ia escrever,mas eu vou. Um dia de cão,apesar do péssimo nome,é um dos melhores filmes que já vi na vida! Mas antes, a sinopse:
Em agosto de 1972 um assalto em um banco no Brooklyn chama a atenção da mídia e transforma-se em um show com uma enorme audiência. Era um roubo que teoricamente duraria apenas dez minutos, mas após várias horas os assaltantes estavam ainda cercados com reféns dentro do banco. Sonny (Al Pacino), o líder dos assaltantes, planejou conseguir dinheiro para Leon (Chris Sarandon), seu amante homossexual, fazer uma cirurgia de mudança de sexo. Enquanto tudo se desenrola a multidão apóia e aplaude as declarações de Sonny e fica contrária ao comportamento da polícia.(sim,eu a roubei do Adoro Cinema)
Eu já era apaixonada pelo Al Pacino,admito,no entanto,digamos que esse filme "reacendeu a chama"(ui!).
Mas o que tem de tão bom nesse filme Gabriela? TUDO! Primeiramente é engraçado pra caramba e tem um dos protagonistas mais carismáticos do cinema. O cara rouba um banco e não tem como ficar contra ele. Segundamente, que interpretação é essa Al Pacino?? Tem uma cena onde ele está todo suado e leva as mão à cabeça,essa cena dura alguns segundos mas resume o quão estressante é assaltar um banco e manter reféns: há o medo de morrer,de tudo dar errado,uma vontade de não estar ali,de fugir,tudo misturado com uma agonia e um calor desgraçado. Tudo isso em um rosto suado! Da onde Deus tirou um homem assim? hein?
Eu nem ia escrever nada sobre esse filme porque eu achava que não era necessário, que nunca esqueceria o que ele me fez sentir quando o vi pela primeira vez,mas eu li por aí que até o mais belo pensamento pode ser esquecido se não escrito,então aqui está. Mais tarde,quando a empolgação passar,eu faço uma resenha descente.